O planejamento estratégico serve para guiar a empresa em curto, médio e longo prazo, garantindo sustentabilidade em suas ações. Por isso, cada departamento e colaborador da empresa são importantes na construção desse documento.
Esse artigo te mostrará o conceito e importância do plano estratégico para uma organização e se debruçará bem mais em como você deve fazer isso! Acompanhe e garanta o sucesso do negócio.
O que é o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma metodologia que define os objetivos estratégicos da empresa em curto, médio e longo prazo, baseados em estratégias e planos de ação para tal alcance. O P.E., como é frequentemente chamado, conta com a sólida fundação da missão, visão e valores da organização.
A criação do planejamento estratégico deve ser concebida a partir da integração dos colaboradores e lideranças da organização, independente do seu tamanho. Saber qual é o rumo que está sendo tomado e a importância de cada um nessa trajetória possibilita que os resultados sejam atingidos e que qualquer intercorrência seja brevemente tratada.
Para a montagem do planejamento estratégico, é necessário uma análise dos cenários interno e externo da empresa. Essa visão pode ser extraída a partir da aplicação da ferramenta SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), que levanta quais são as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças em volta do negócio.
Outra parte relevante desse método é o desenvolvimento de estratégias de nível operacional, tático e estratégico. Quando integrados, esses níveis tendem a tornar a empresa mais competitiva e com melhores resultados.
Perguntas importantes para criar um planejamento:
- Onde a empresa está atualmente?
- Onde a empresa quer chegar e quem quanto tempo?
- Quais ações precisam ser feitas para se alcançar o lugar que se pretende ocupar?
Qual a importância de fazer um planejamento estratégico?
Ter claro e de forma visual qual o objetivo da empresa contribui para o aumento da velocidade de alcance de resultados. Desde o primeiro momento, a construção de um P.E. possibilita a integração e engajamento entre os colaboradores, sejam eles membros da diretoria ou da operação.
Ao construir um planejamento, a empresa se predispõe a percorrer uma rota com objetivo conhecido por todos e tomar as decisões corretas para chegar nesse lugar.
Quais os benefícios do P.E?
Ganha-se maior agilidade na tomada de decisões, porque descarta-se a possibilidade de percorrer por caminhos que não estavam traçados e por conhecer os resultados parciais e dados.
O planejamento é importante, ainda, por permitir que sejam realizados acompanhamentos periódicos de cada um dos indicadores desenhados. Assim, caso a rota precise ser corrigida, ainda dá tempo de fazer no meio do caminho.
Outros pontos importantes para fazer um planejamento estratégico são:
- Melhora a produtividade;
- Maior organização;
- Priorização de ações;
- Conhecimento dos dados e resultados;
- Entrar em novos mercados.
Como fazer um planejamento estratégico?
O processo de conceber o planejamento estratégico da sua empresa deve contar com algumas etapas. Entender o método e seguir cada passo é importante para que haja efetividade na tarefa.
Abaixo, listamos as etapas mais valiosas desse projeto de criar o plano de estratégias para sua empresa. Acompanhe!
1. Diagnóstico
A primeira etapa é a mais importante pois ela pode ser traduzida como: fazer um diagnóstico da situação atual e pontuar todas as forças e fraquezas da empresa atualmente, bem como as oportunidades e ameaças do cenário externo que impactam na operação e crescimento do seu negócio.
Para fazer o diagnóstico, você deve se debruçar sobre a criação de uma Matriz SWOT. Ela permite que você reconheça o que há de bom e ruim dentro da sua empresa e te provoca a pesquisar e entender o mercado onde você está inserido para aproveitar o que há de melhor, desviando de problemas que possam travar seu desenvolvimento.
Como criar efetivamente a SWOT?
Passo 1: Reúna os colaboradores da sua empresa em um ambiente. Mescle as pessoas que participarão do momento, pedindo contribuição das lideranças estratégicas e colaboradores da operação.
Passo 2: Crie uma dinâmica para que a tabela SWOT seja montada e preenchida com a contribuição de todos.
Passo 3: Selecione aqueles pontos que serão priorizados pela empresa e que farão parte do planejamento estratégico.
2. Definição de Missão, Visão e Valores
Esse momento deve ser levado bem a sério, porque ele traduzirá os desejos da empresa!
A Missão informa o porquê da empresa existir: qual é a sua missão?
A Visão traduz o alcance que a empresa deseja em X período de tempo: o que se espera em 3, 5 e 10 anos?
Os Valores formam um conjunto de comportamentos esperados dos colaboradores que contribuirão para a longevidade da empresa.
Ao conhecer esses 3 elementos do planejamento estratégico, a empresa tem a sua identidade organizacional.
Como criar efetivamente a Missão, Visão e Valores?
Passo 1: Entreviste os colaboradores e, com base em um roteiro, questione sobre o surgimento e propósito da empresa, para quem ela oferece soluções, o que esperam entregar em curto e longo prazo, quais caminhos não devem ser percorridos e quais os comportamentos esperados que os colaboradores devem possuir.
Passo 2: Compile todas as respostas e verifique as que mais se repetem, quais têm relação com a primeira etapa de confecção da SWOT, de que forma podem ser traduzidas para se relacionarem com as forças e oportunidades identificadas no Diagnóstico.
Passo 3: Defina a forma como Missão, Visão e Valores serão escritos e comunique a toda empresa através de reuniões formais e periódicas, painéis à vista de todos, site e outros meios de comunicação da empresa.
3. Estabelecimento de objetivos estratégicos, indicadores e metas
Após entender o Diagnóstico e criar a identidade organizacional é necessário definir os objetivos estratégicos da empresa e estabelecer quais indicadores mostrarão se tais objetivos estão sendo alcançados. Para mensurar os indicadores, estabelecemos as metas de cada um a nível operacional.
É relevante estabelecer um pequeno número de objetivos estratégicos que impactam no alcance da visão da empresa; ter entre 4 e 5 indicadores pode ser suficiente para acompanhar os resultados. Já as metas podem ser de 1 a 3 para que possam ser efetivamente acompanhadas.
Como estabelecer objetivos, indicadores e metas?
Passo 1: Defina os objetivos estratégicos com base no que a empresa deseja alcançar. Podem ser objetivos ligados às áreas financeira, de vendas, marketing e operação, por exemplo.
Passo 2: Escolha os indicadores que mensuram os objetivos e escreva de forma clara, desafiadora e com prazo.
Passo 3: Compactue as metas de cada indicador junto aos responsáveis pelo alcance delas. Faça um acompanhamento semanal e trace ações pontuais caso verifique que o objetivo final poderá encontrar obstáculos.
4. Criação dos Planos de Ação
Definir o que será posto em prática no que foi inserido no planejamento estratégico é a missão nessa etapa! São as ações que, efetivamente, levarão a empresa a alcançar seus objetivos e atingir sua visão de negócio.
Como criar os PAs do planejamento estratégico?
Passo 1: Defina cada plano de ação com base na meta e indicador ao qual devem se referir.
Passo 2: Para cada PA, use a técnica SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound) para escrever. SMART é uma forma de definir ação para que ela seja Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e tenha Tempo definido.
Passo 3: Crie um quadro de gestão à vista no espaço físico da empresa ou em planilha compartilhada no e-mail de todos os colaboradores.
5. Acompanhe, controle e corrija
Essa última etapa do planejamento estratégico é extremamente importante porque permite à empresa visualizar seus resultados antes do prazo final. Acompanhar a equipe, ver os progressos e obstáculos, buscar alternativas durante o processo é fundamental para obter bons resultados.
Fazer essa gestão de metas e indicadores contribui para a sustentabilidade da estratégia e tomada de decisões mais assertivas. Estar próximo à equipe em reuniões e sprints rápidos mostra que a liderança está de perto dando suporte às ações que serão as grandes responsáveis pelo atingimento do sucesso dos clientes.
Como fazer o acompanhamento, controle e correção no planejamento estratégico?
Passo 1: Defina a periodicidade de reuniões de acompanhamento e as pautas da reunião. O formato semanal é bom porque oferece tempo entre planejar as ações de forma micro e pensar em alternativas para as semanas seguintes.
Passo 2: Utilize uma forma de gestão que possibilite a todos verem os avanços em suas metas e se sintam responsáveis pelas entregas.
Passo 3: Se necessário, verifique a necessidade de ajustes nas metas ou destrinche-as para os colaboradores em valores menores.
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